Estudantes de Franca desenvolvem repelente caseiro contra o mosquito da dengue Estudantes de Franca desenvolvem repelente caseiro contra o mosquito da dengue
Diversas cidades do Estado de São Paulo têm enfrentado uma epidemia de dengue, e em Franca não está sendo diferente. São mais de 6... Estudantes de Franca desenvolvem repelente caseiro contra o mosquito da dengue

Diversas cidades do Estado de São Paulo têm enfrentado uma epidemia de dengue, e em Franca não está sendo diferente. São mais de 6 mil casos suspeitos, com quase 500 confirmações, de acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do município.

Como forma de auxiliar a comunidade, os alunos do curso Técnico em Farmácia do Senac Franca desenvolveram um kit composto por três produtos: repelente para o corpo, repelente para ambientes e difusor.

O projeto foi supervisionado pelas docentes Jeane Cristina Costa de Moraes e Renata Engler Lemos Barcellos. Os alunos buscaram as informações em bases de dados específicas e descobriram que algumas substâncias derivadas de plantas poderiam ser utilizadas como repelente para o mosquito. “Entre os produtos pesquisados, selecionaram a citronela e o manjericão para formular o kit, utilizaram também o álcool como solvente e ainda óleo de amêndoas como hidratante para o corpo”, explica Renata.

                           Repelente criado pelos alunos do Senac Franca/Foto: divulgação.

A população deve estar atenta também aos principais sintomas da doença, como febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. A automedicação deve ser evitada e pacientes com suspeita devem procurar assistência médica, além de ingerir muito líquido para evitar uma possível desidratação.

Compartilhe nas redes sociais

hertz_user2016

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a deixar um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *