Jovens na faixa de 20 a 29 anos devem procurar os postos de saúde neste sábado, 30, para se vacinar contra o sarampo. Nesta data, acaba a campanha e também ocorre o “Dia D” de imunização, com postos de saúde abertos das 8h às 17h.

A imunização é destinada aos jovens de 20 a 29 anos. É importante que este público compareça aos postos de saúde preferencialmente com a carteirinha de vacinação para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

“Importante lembrar que quem tomou a primeira dose há menos de um mês, deve aguardar trinta dias para receber a segunda”, explica a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, Helena Sato.

O Programa Estadual de Imunização prevê que crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo no calendário. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado. Os municípios devem ainda seguir realizando ações de bloqueio diante da notificação de casos da doença.

A vacina é contraindicada também para pessoas imunodeprimidas e gestantes. Pessoas nascidas antes de 1960, na sua maioria, já tiveram a doença na infância e possuem imunidade (proteção) por toda a vida, não necessitando ser vacinadas, conforme diretriz do Ministério da Saúde. As pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada devem procurar um posto, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação, que ocorrerá de forma “seletiva”, ou seja, apenas em quem tiver alguma pendência.

Em Franca, os números divulgados essa semana pela Vigilância Epidemiológica mostram o registro de 57 notificações, das quais 27 foram negativas, 22 positivas, sendo 12 autoctones, 10 importados e 8 suspeitos.

Neste dia 30 a vacina poderá ser feita nos seguintes locais:

UBS – Parque do Horto

UBS – Leporace

UBS – Ângela Rosa

UBS – Jardim Paulista

UBS – Aeroporto I

UBS – Brasilândia e

UBS – São Sebastião.

Compartilhe nas redes sociais