Leitores da revista BBC World History elegeram mulheres com maior impacto na história mundial, como cientistas e ativistas

Leitores da revista BBC World History elegeram as mulheres com maior impacto na história do mundo. Para eles, a maior delas foi Marie Curie (1867-1934), cientista que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade e ajudou a desenvolver o raio-X. Ela tornou-se a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel.

Outra das mais votadas foi Rosa Parks (1913-2005), presa nos Estados Unidos por ter se recusado a ceder seu lugar no ônibus a um homem branco em 1955.

Seu protesto foi símbolo do movimento pelos direitos civis nos EUA.

Emmeline Pankhurst (1858-1928) foi uma das fundadoras do movimento britânico pelo sufragismo. Líder carismática, deu início ao movimento em massa que deu às mulheres o direito de votar

 Muitos dizem que Ada Lovelace (1815-1852), uma pioneira da computação, foi a primeira “programadora” do mundo. Ela e o inventor Charles Babbage trabalharam em sua ideia de uma “máquina analítica” nos anos 1800.

Ada Byron, iniciadora da ciencia da computação, conhecida tambem como Condessa Lovelace.

A pesquisa de Rosalind Franklin (1920-1958) deu em uma das mais importantes descobertas da ciência moderna. Em 1952, ela ajudou a criar uma imagem que permitiu entender a estrutura de dupla hélice do DNA.

Rosalind Franklin.  quimica britanica que contrubuiu para o entendimento da estrutura molecular do DNA.

Mais conhecida como Madre Tereza de Calcutá, Anjezë Gonxhe Bojaxhiu (1910-1997), foi um religiosa católica que prestou serviços aos mais pobres. Foi reconhecida pelas instituições dentro e fora da india, recebendo o premio Nobel da Paz em 1979.

Madre, Santa de Calcutá e Fundadora das Missionárias da Caridade.

Indira Gandhi (1917-1984), foi a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do governo indiano. Tinha o sobrenome do marido Feroze Gandhi, que havia mudado seu sobrenome para “Gandhi” por razões políticas.

Brilhante política, estrategista e pensadora, possuía grande ambição política. Como mulher e ocupando a mais alta posição do governo numa sociedade bastante patriarcal, esperava-se que Indira fosse uma líder de pouca relevância, mas as suas ações provaram o contrário

Primeira-ministra da India

Compartilhe nas redes sociais