Nos primeiros dois meses de 2019 Franca registrou 1702 casos suspeitos de dengue e 89 positivos. No ano passado tivemos 150 casos confirmados e 208 suspeitos.

Em entrevista concedida à reportagem da Rádio Hertz, o secretário de saúde disse que a situação é preocupante. Aqui na cidade está circulando o sorotipo 2, o mesmo que está na região, ele é mais epidêmico e violento, então a chance de termos uma dengue mais complicada é muito alta”, disse José Conrado Dias Neto.

Ainda segundo Conrado, nenhum caso de dengue hemorrágica foi registrado em Franca. “Os munícipes devem olhar as suas casas e eliminar os utensílios que acumulam água. Os agentes de saúde estão visitando as residências diariamente para combater a dengue, também estamos fazendo o arrastão da limpeza e passando inseticidas. Pode-se dizer que Franca vive uma epidemia”, explicou.

A pessoa que tiver febre, dor atrás dos olhos e manchas avermelhadas pelo corpo deve procurar as unidades de saúde. “Fizemos salas de hidratação nas Unidades Básicas de Saúde. Quando a unidade fica cheia um médico é deslocado para esses atendimentos de suspeita dengue”, afirmou Neto.

Na região de Franca 4 pessoas morreram neste ano com suspeita de dengue.

Reportagem: Cássio Freires

Compartilhe nas redes sociais