O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) promoveu uma pesquisa de avaliação da administração municipal para saber como a população qualifica os trabalhos que vêm sendo desempenhados pela Prefeitura de Franca e Câmara Municipal.

Seiscentas pessoas de 180 bairros foram ouvidas e, de acordo com o resultado, a satisfação em relação à qualidade de vida na cidade é de 6,7, numa escala de 0 a 10 (0 grande insatisfação e 10 grande satisfação).

A Saúde foi o item cujo resultado apresentou o maior índice de insatisfação, sendo seguido pelo Transporte Público, Pavimentação, Educação, Limpeza, Segurança, Trânsito, Assistência Social, Cultura, Parques e Praças, Combate à Corrupção, Urbanismo, Moradia, Zeladoria Urbana, Privatizações, Marketing dentre outras.

Prefeitura Municipal

A Pesquisa de Avaliação da Administração Municipal mostrou que 46,7% dos entrevistados consideraram “Ruim” ou “Péssimo” o governo do prefeito Gilson de Souza (DEM). 40,5% consideraram “Regular”, 9% “Ótimo” ou “Bom” e 3,8% não soube ou não respondeu.

De 0 a 10 (0 grande insatisfação e 10 grande satisfação), a nota dada pela população ao prefeito atingiu a média de 4,4. Em relação à confiança depositada no prefeito Gilson de Souza, 69,1% afirmaram “Não Confiar”, 19,6% afirmaram “Confiar” e 11,4% não souberam ou não responderam.

Ao serem questionados sobre a atuação municipal em seus bairros, 76,3% afirmaram que o governo teria realizado “menos do que prometeu”. 12,8% não souberam ou não responderam, 9,2% disseram que o prefeito teria realizado “o que havia prometido” e 1,7% “mais do que prometeu”.

Câmara Municipal

A Pesquisa de Avaliação da Administração Municipal revelou que quase 50% dos entrevistados não souberam avaliar o trabalho que vem sendo realizado pelo Poder Legislativo. Para a parcela da população que respondeu a pergunta, os cinco vereadores que mais trabalharam em prol da cidade foram: Donizete da Farmácia (PSDB), 7,7%; Adérmis Marini (PSDB), 6,8%; Carlinhos Petrópolis Farmácia (PMDB), 5%; Pastor Otávio (PTB), 4,3% e Kaká (PSDB), 4,2%. Na avaliação geral, 51% dos que souberam responder, afirmaram ter a Câmara uma gestão “Regular”, 23% “Péssimo ou Ruim” e 10,6% “Ótimo ou Bom”. 60,8% dos entrevistados disseram não se lembrar em qual vereador teria votado nas eleições de 2016.

Aspectos metodológicos

A pesquisa tem como aplicação a amostragem probabilística com estratificação proporcional por sexo e faixa etária – de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral. Para tanto, tomou-se como universo da pesquisa os eleitores com domicílio eleitoral no município de Franca (SP) em um Nível de Confiança de 95% e Erro Amostral de 4%, resultando em uma amostra de 600 eleitores.

As entrevistas foram realizadas in loco, entre os dias 9 e 11 de abril de 2019, por entrevistadores contratados pelo Instituto de Economia ACIF. Os resultados e procedimentos metodológicos utilizados passaram por auditoria de empresa especializada em estatística.

Compartilhe nas redes sociais