A partir dessa quinta-feira, 3, a Carreta da Hanseníase estará Franca onde permanecerá até o dia 8 ao lado do pronto-socorro “Álvaro Azzuz”, na Vila Imperador.

Os atendimentos serão feitos através do Projeto Roda Hans – Carreta da Saúde – Hanseníase, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a ONG DAHW. Conta com o apoio da Prefeitura de Franca e do Governo do Estado de São Paulo.

O atendimento à população será realizado nos dias 7 e 8 de outubro, das 8 às 14 horas no estacionamento do pronto-socorro, mediante um trabalho de busca ativa que será realizado por equipes junto a recepção na quinta e sexta-feira. Portanto, o atendimento à população terá início somente na segunda-feira. As pessoas serão abordadas e convidadas a participar da triagem e realização dos exames preliminares se houver necessidade. Havendo o diagnóstico da hanseníase o paciente será orientado e encaminhado para o tratamento adequado.

A partir dessa quinta-feira, a equipe da Carreta terá seu foco direcionado à formação e capacitação dos profissionais de saúde da rede pública e instituições parceiras. A Carreta é equipada para funcionar como uma Unidade de Saúde. O atendimento nesses dois dias será feito pelos profissionais da rede municipal de Saúde em parceria com o Centro Uni-Facef.

Dentre os objetivos com essa ação, estão o de capacitar os profissionais da atenção básica para diagnóstico precoce da doença e instigar a formação continuada de profissionais da saúde em relação a Hanseníase e informar a população sobre os aspectos clínicos e sociais da doença.

Os usuários de toda a rede de UBS, ESF e ambulatórios também serão orientados a respeito da presença desse serviço, podendo se dirigir ao local que serão submetidos a triagem nesse dois dias de atendimento reservado ao público.

Compartilhe nas redes sociais