Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

ONS anuncia bandeira verde na conta de luz até o fim do ano

Compartilhar:

A bandeira verde na conta de luz deve vigorar até o fim do ano.  A decisão foi confirmada pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi. 

A tarifa extra, acréscimo na conta de energia como bandeira de escassez hídrica, foi cobrada por sete meses, desde setembro do ano passado. 

Agora, o governo anunciou a retirada da bandeira tarifária a partir do dia 16 deste mês. Com a bandeira verde não há cobrança de qualquer valor extra sobre o consumo de energia. 

Ciocchi afirmou que, com o volume de chuvas desde o fim do ano, a situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas permitirá mais tranquilidade hídrica do que em 2021. Segundo o diretor do ONS, o sistema Sudeste/Centro-Oeste – o principal do país – termina o período de chuvas no melhor nível dos últimos 10 anos. 

As bandeiras tarifárias entram em vigor quando as condições de geração de energia nas hidrelétricas não são favoráveis e é preciso acionar as termelétricas. 

Além das bandeiras amarela e vermelha, no ano passado, foi criada a de escassez hídrica, que impôs aumento de 14 REAIS 20 CENTAVOS a cada 100 quilowatts-hora consumidos. 

Reportagem: Bernadete Druzian/Agência Rádio 2

Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.