Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Após apuração, Prefeitura confirma que nenhuma vacina vencida foi aplicada em Franca

Compartilhar:

A Prefeitura de Franca emitiu nota neste sábado (3) em que rebate as informações divulgadas na última sexta-feira (2) que davam conta que sete doses da vacina AstraZeneca com o prazo de validade vencido foram aplicadas na cidade. No comunicado, a Secretaria de Saúde do município diz que após “minuciosa apuração” concluiu que todas as vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas dentro do prazo correto de validade.

Veja abaixo a íntegra da nota:

“A Secretaria Municipal de Saúde fez minuciosa apuração e concluiu que as vacinas contra a Covid, na cidade, foram aplicadas dentro do prazo correto de validade. Portanto, não procede a informação de que sete doses teriam sido aplicadas fora do período de validade, publicada pelo jornal Folha de São Paulo. Por fim, o Município esclarece que, na data informada na reportagem, os lotes mencionados já não estavam disponíveis nos postos de vacinação.

A Prefeitura de Franca reforça a importância da imunização contra o Covid e a necessidade de todas as informações serem transmitidas com prudência,  evitando transtornos à população”

A informação ganhou muita repercussão após ter sido divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, que relata que até o dia 19 de junho, aproximadamente 26 mil doses do imunizante com o prazo de validade vencido, foram aplicadas em 1.532 cidades pelo Brasil.

A princípio dados apontavam que em Franca, as doses com prazo de validade vencido teriam sido aplicadas no dia 29 de março nas UBS (Unidade Básica de Saúde) dos bairros Ângela Rosa, Brasilândia e Jardim Guanabara, duas no dia 13 de abril na ESF (Estratégia de Saúde da Família) no Jardim Paineiras e no Centro de Saúde, outra no dia 30 de abril, na UBS do Parque Vicente Leporace e por fim, uma no dia 31 de maio, na UBS, no Jardim Ângela Rosa.

Ontem, a Prefeitura já havia informado que após conhecimento sobre a possibilidade da imunização de sete pessoas com a vacina AstraZeneca fora do período da data de validade, imediatamente, entrou em contrato  com os pacientes. Destes, quatro, pela apuração, a aplicação estava dentro da validade da vacina, porém o lançamento no sistema Vacivida foi realizado posteriormente

Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.