Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Após tentar várias vezes internação, idoso morre e amigos falam em negligência médica

Compartilhar:
Idoso passou por atendimento na UPA do Jardim Anita

Em Franca, amigos de José Canuto, de 69 anos, falam em negligência médica após a morte do idoso, no último domingo (13). Canuto morava em uma casa no racho do amigo Laerte, na região das Águas Quentes, quando no último dia 3, começou a sentir fortes dores na barriga e foi levado até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade, onde foi medicado e voltou para casa.

“Na quinta-feira da semana passada ele começou a passar mal. Levei ele lá na UPA, davam remédio para ele e mandavam para casa e isso foi a semana toda… Mas isso foi passando e nada aconteceu, quando foi no sábado (12), ele começou a vomitar sangue, internaram ele, mas aí já era tarde, quando foi domingo de madrugada ele faleceu”, contou Laerte.

Outro amigo, dono de um supermercado tentou buscar ajuda para internar o idoso, junto a deputada Graciela Ambrósio, mas teve respostas. “Era urgência médica, porque era úlcera. Ele foi lá dia 3 e internaram ele dia 13, ficou 10 dias, então é lamentável, um homem, de 69 anos, até enviei um vídeo dele na porta do supermercado gritando de dor, mas ninguém fez nada. Essa, infelizmente a saúde nossa, estamos muito tristes”, desabafou o amigo Laerte.

Ainda segundo o amigo, Canuto estava tentando a aposentaria há 4 anos e vivia da venda de peixes e a ajuda de amigos. Deixa sete filhos, quatro homens e três mulheres.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Franca para falar sobre o caso e em nota informou que o paciente  foi assistido pelas equipes médicas em todas as passagens na UPA do Jardim Anita e que no dia 11 de fevereiro voltou na unidade, onde passou por exames laboratoriais e de imagem, sendo solicitado pelo médico a internação em ambiente hospitalar e foi transferido para a Santa Casa.

A nota afirma ainda que “o caso foi encaminhado para apreciação da “Comissão de Revisão de Prontuários e Óbitos” para apuração detalhada.

Leia a íntegra da nota:

A Secretaria de Saúde informa o paciente José Canuto da Silva foi assistido pelas equipes médica e de enfermagem, em todas as passagens na UPA do Jardim Anita, realizando exames complementares e medicação, sem indicação de internação pelo médico assistente, recebendo alta com as devidas orientações.
No dia 11 de fevereiro, o paciente retornou a UPA do Jardim Anita e, após a realização de exames laboratoriais e de imagem, o médico solicitou a internação em ambiente hospitalar para investigação do caso, sendo transferido para a Santa Casa de Franca, no mesmo dia, após regulação da vaga pela CROSS.
Informa também que o caso foi encaminhado para apreciação da “Comissão de Revisão de Prontuários e Óbitos” para apuração detalhada.

Citada na reportagem, a assessoria da deputada Graciela Ambrósio emitiu nota. Leia abaixo:

“A assessoria da deputada Delegada Graciela foi informada na tarde do dia 9 de fevereiro a respeito do estado de saúde do senhor José Canuto da Silva.
De imediato, a equipe entrou em contato com a secretária municipal de Saúde, Waléria Mascarenhas, e com o diretor da DRS 8, Marcelo De Paula Mian, solicitando, dentro da legalidade e possibilidade, o atendimento urgente do paciente para os devidos procedimentos.”

Reportagem: Thiago Garcia

Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.