Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Aprovação de plano pode extinguir 5 municípios da região

Compartilhar:

O governo de Jair Bolsonaro (PSL) quer acabar com os municípios com menos de 5 mil habitantes e com arrecadação própria menor que 10% da receita total, o que é visto pelo ministro Paulo Guedes, da Economia, como indício de baixa sustentabilidade financeira. A ideia é que eles sejam incorporados por municípios vizinhos em 2025, o que significa que não haveria sequer eleição local em 2024. A criação de novas cidades também passará a depender da comprovação da sustentabilidade financeira da Prefeitura. Isso pode significar o “fim” de cinco municípios de nossa região.

Esse pacote enviado ontem, 5, ao Congresso o pacote de reformas enviado nessa 3ª feira pode extinguir 769 municípios do País. Para Guedes, a proliferação dessas cidades criou desequilíbrios. “Do ponto de vista fiscal, municípios não podem ser grandes ou pequenos demais”, afirmou o ministro, que defendeu a tese de que municípios menores se transformaram em máquina de fazer altos cargos e salários para funcionários públicos. Ele ponderou, no entanto, que o Congresso poderá decidir o tamanho mínimo dos municípios.

Com a possível mudança, serão “extintos” de nossa região os municípios: Buritizal, que tem 4.377 habitantes; Claraval, com 4.824 moradores; Jeriquara (3.209); Ribeirão Corrente (4.612) e Rifaina, que conta com 3.608 habitantes.

Reportagem: Marcella Murari

Foto: Prefeitura de Rifaina

Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.