Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Campanha de vacinação contra sarampo termina sexta-feira (13)

Compartilhar:

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2020, que teve início no dia 10 de fevereiro, entrou na reta final. Até sexta-feira, 13, as doses estarão disponíveis em todas das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e PSFs (Programa de Saúde da Família) de Franca.

O objetivo desta primeira etapa é alcançar crianças e jovens ainda não imunizados contra a doença. As doses estão sendo aplicadas em pessoas na faixa etária de 5 anos a 19 anos.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. É importante comparecer aos postos de saúde com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.

O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Para os bebês com 6 meses também devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário.

Contraindicações

A vacina é contraindicada também para pessoas imunodeprimidas e gestantes. Pessoas nascidas antes de 1960, na sua maioria, já tiveram a doença na infância e possuem imunidade (proteção) por toda a vida, não necessitando ser vacinadas, conforme diretriz do Ministério da Saúde.

As pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada devem procurar um posto, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação, que ocorrerá de forma “seletiva”, ou seja, apenas em quem tiver alguma pendência.

O Programa Estadual de Imunização prevê que crianças e adultos, com idade entre 1 e 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo no calendário. Acima desta faixa, até 60 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 61 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado.

Conforme definido pelo Ministério da Saúde, a campanha também terá uma segunda fase no próximo semestre. Será focada em pessoas de 30 a 60 anos e acontecerá entre os dias 3 e 31 de novembro.

Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.