Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Com queda nos casos de Covid, Pronto-Socorro volta a atender quadros clínicos

Compartilhar:

Durante visita ao Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”, o prefeito Alexandre Ferreira anunciou que, devido a queda considerável no número de casos de Covid-19, na cidade, o PS Adulto passará a partir do próximo dia 5 de novembro, a atender também os casos clínicos. 

De acordo com o prefeito, a cidade viveu a fase mais crítica da pandemia neste ano, quando foi registrada uma média de 184 casos por dia. Atualmente, seguindo informações da Vigilância Epidemiológica, são 34 casos diários, em média. No dia 14 de janeiro, a cidade confirmou 441 casos da doença. 

Ferreira explicou que devido ao avanço da vacinação, com 83% da população imunizada com, pelo menos uma dose, o que resultou na diminuição da quantidade de casos, aliado as ações da Prefeitura, a Secretaria de Saúde está reorganizando os atendimentos no pronto-socorro e nas UPA’s (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardins Aeroporto e Anita, aumentando a quantidade de leitos para 30 unidades, visando o atendimento a casos clínicos gerais. 

O prefeito explicou também que os equipamentos adquiridos pela Prefeitura para o funcionamento dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), devido ao encerramento das atividades da Ala Covid, estão sendo instalados no Pronto-Socorro e nas UPA’s, aperfeiçoando a estrutura dessas unidades, o que irá refletir no atendimento aos pacientes, que terão um suporte mais avançado. Dentre os equipamentos estão cardioversor, monitor multiparamétrico, camas, ventiladores pulmonares e de transporte, secadora de traqueia, mesas para refeição beira leito e auxiliares, cadeiras de roda, dentre outros.

Mesmo com a retomada dos atendimentos a casos clínicos no Pronto-Socorro que, há cinco meses foi transformado em Pólo Covid (maio), a unidade de emergência continuará atendendo os casos da doença, em um espaço independente e reservado dos gerais, desde a recepção e acolhimento aos pacientes com suspeitas, consultórios médicos, setor para medicação, leitos e alas de atendimento. Os testes de Covid passarão a ser o RT-PCR, com a coleta de amostra pelo nariz e garganta do paciente. 

Apesar de todo esse avanço no combate a Covid-19, o prefeito Alexandre Ferreira destacou que a pandemia não acabou e a guerra contra a doença continua. Ele orientou para que as pessoas completem o ciclo vacinal e continuem seguindo os protocolos sanitários de prevenção a Covid, com o uso obrigatório de máscara, distanciamento social e a higienização das mãos. 

Vacinação

De acordo com a Secretaria de Saúde, foram aplicadas até a última quarta-feira, 518.756 doses dos imunizantes contra a Covid-19. Deste total, 286.318 foram destinadas para a primeira dose, 219.232 para a segunda aplicação e para a dose adicional, 13.206 unidades. Os números indicam, que até o momento, 83% da população recebeu, pelo menos, uma dose da vacina e 64% tomaram as duas doses.  

Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.