Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Confira o que abre e fecha no feriado prolongado de Carnaval 

Compartilhar:

Embora muitas cidades do país tenham cancelado as festividades de Carnaval por conta da pandemia de Covid-19, repartições públicas, órgãos estadual e federal, estabelecimentos comerciais entre outros, terão seus expedientes alterados. 

Em Franca (SP), vários setores da Prefeitura não terão expediente na véspera (28 de fevereiro), 1º de março (Carnaval) e retorna os atendimentos a partir das 12h, do dia 2 março (Quarta-feira de Cinzas), conforme regulamentado pelo decreto municipal 11.409, de 2 de fevereiro, que institui ponto facultativo nesses dias.  

O decreto estabelece ainda que no dia 2 de março, o funcionamento das repartições da Prefeitura será prestado das 12h às 18h, onde independente da jornada e do horário de trabalho, todos os servidores municipais deverão cumprir o horário estabelecido 

A exceção fica por conta das unidades que prestam serviços de urgência e emergência, como os dois Prontos-Socorros Adulto e Infantil, UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardins Aeroporto e Anita, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que funcionarão de forma ininterrupta, além da Guarda Civil Municipal e Conselhos Tutelares em regime de plantão. 

Vale destacar que a Prefeitura anunciou que os desfiles das escolas de samba e o Carnaval de rua foram suspensos neste ano, devido a pandemia. 

Comércio 

De acordo com o calendário divulgado pela ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e assinado pelos presidentes do Sindicato do Comércio Varejista de Franca e Sindicato dos Empregados no Comércio de Franca, as lojas não vão funcionar no Carnaval (1º de março) e voltam a abrir as portas a partir das 12h, do dia 2 de março.  

Na segunda-feira (28), o comércio vai funcionar normalmente, das 9h às 18h.  

Shoppings 

O Franca Shopping também divulgou os horários de atendimentos das lojas e quiosques e praça de alimentação do centro de compra para o período de Carnaval.  

Sábado (26) 

10h às 22h – Lojas e quiosques e praça de alimentação 

Domingo (27) 

14h às 20h – Lojas e quiosques / 12h às 22h – Praça de Alimentação 

Segunda-feira (28) 

10h às 22h – Lojas e quiosques e praça de alimentação 

Terça-feira (1º de março) 

14h às 20h – Lojas e quiosques / 12h às 22h – Praça de Alimentação 

Quarta-feira de Cinzas (2 de março) 

12h às 22h – Lojas e quiosques e praça de alimentação 

Vale lembrar que o Franca Shopping está promovendo o ‘Carna Shopping’ com desfile e oficinas gratuitas para crianças (4 a 12 anos) e adultos.  

Entre 26 de fevereiro e 1° de março, das 13h às 17h, os foliões estão convidados a retornar ao centro de compras para desfilar as produções e fantasias. Em formato pocket, a apresentação contará com uma banda que dará o tom da festa com músicas para a criançada e marchinhas típicas do período, além de personagens infantis que prometem animar os participantes. Essa ação será realizada pelos corredores do shopping. 

Já o Shopping do Calçado terá a seguinte programação:

Segunda – 28/02
11h às 22h – alimentação
10h às 20h – shopping
Academia – 9h às 14hTerça-feira (01/03)Academia aberta das 9h as 14h
Lojas Fechadas
Alimentação Fechada
Clinica fechadaDemais dias o horário de funcionamento será normal.

Bancos 

De acordo com a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), as agências bancárias não terão expedientes no Carnaval. O comunicado informa ainda que o calendário de feriados bancários está mantido e nos dias 28/02 e 01/03 (segunda e terça-feira de Carnaval), não haverá atendimento ao público nas agências. Já na quarta-feira de Cinzas, dia 2 de março, o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.  

Nas localidades em que os bancos fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.  

A FEBRABAN orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências. 

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 28 de fevereiro e 01 de março poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (02). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. 

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado). 

Para aqueles clientes que irão passar a semana inteira viajando e não dispensam a ida até uma agência, é possível consultar o endereço dos bancos no site Busca Banco da FEBRABAN. Basta acessar o site Busca Banco e fazer a busca de acordo com o Estado e município desejados. 

Limpeza urbana 

As coletas seletivas e de lixo domiciliar não sofrerão alteração e serão realizadas em dias e horários normais. 

Poupatempo 

Os postos do Poupatempo estarão fechados para o atendimento presencial nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. A medida atende ao decreto que estabeleceu ponto facultativo nas repartições públicas do Estado na segunda e terça-feira de Carnaval, e a retomada do expediente após às 12h da Quarta-Feira de Cinzas. 

No dia 2 de março, após o meio-dia, todas as unidades voltam a funcionar habitualmente para o atendimento presencial, mediante agendamento prévio de data e horário. 

Compartilhar:

2 COMMENTS

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.