Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Coronavírus: Veja o que abre e fecha em Franca

Compartilhar:

Devido a pandemia de coronavírus, várias medidas preventivas foram adotadas em Franca. Repartições públicas e privadas foram fechadas. O Portal Hertz Notícias fez uma “raio-x” da situação na cidade, veja.

SETOR COMERCIAL

As lojas associadas a Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) estão funcionando normalmente.

Nesta quarta-feira, 18, A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), o Sindifranca (Sindicato da Indústria Calçadista de Franca), o Sindicato do Comércio Varejista de Franca, o Sindicato dos Empregados no Comércio e a Unimed Franca protocolaram um ofício pedindo a criação de um decreto que determine a suspensão das atividades econômicas em Franca entre os dias 19 de março e 3 de abril.

O documento que foi entregue nas mãos do prefeito Gilson de Souza (DEM), em seu gabinete, tem o objetivo de intensificar o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) e proteger a população local do contágio.

ESCOLAS ESTADUAIS

As escolas permanecerão abertas até sexta-feira, 20, para receber as famílias dos alunos e oferecer orientações. A partir de segunda-feira, 23, as unidades de ensino estarão fechadas.

ESCOLA E CRECHES MUNICIPAIS

As escolas municipais e creches vão paralisar suas atividades a partir da próxima segunda-feira, 23. Nesses primeiros dias da semana, com a não obrigatoriedade de comparecimento nas escolas e por conta da divulgação em massa dos impactos do Covid -19, a frequência nas escolas e creches caiu em torno de 50%.

FACULDADES, ESCOLAS TÉCNICAS E PARTICULARES

A Unifran (Universidade de Franca), Unesp, Uni-Facef, Fatec, Industrial, Senac, Sesi e Colégio Agrícola e escolas particulares também suspenderam as aulas.

CÂMARA DE VEREADORES

O atendimento presencial e as sessões ordinárias previstas para acontecerem nos dias 24 e 31 de março foram suspensos.

DELEGACIAS E PLANTÃO POLICIAL

As delegacias e o Plantão Policial estão funcionando normalmente. Para enviar aglomeração de pessoas, a Polícia Civil solicita que os boletins sejam feitos pelo site www.policiacivil.sp.gov.br

SABESP             

A Sabesp restringiu o atendimento pessoal no posto de Franca localizado na avenida Flávio Rocha no Jardim Redentor. Solicitações de serviços podem ser feitos pelo site www.sabesp.com.br ou pelo App Sabesp Mobile

FRANCA SHOPPING

O horário de atendimento do Franca Shopping foi reduzido. As lojas, quiosques e praça de alimentação estão funcionando das 12h às 20h.

CARTÓRIOS ELEITORAIS

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) suspendeu até 31 de março o atendimento presencial ao eleitor nos cartórios eleitorais e postos de atendimento localizados no Poupatempo, bem como o agendamento pelo site.

POUPATEMPO E DETRAN

Os postos do Poupatempo e Detran estão funcionando, mas alguns serviços foram cancelados para evitar aglomeração de pessoas.

Todos os agendamentos de exames práticos e teóricos para habilitação de motorista no Detran estão suspensos. Além disso, todas as defesas de multas e indicação de condutores deverão ser realizadas somente online. Os recursos de suspensão ou cassação, para quem foi notificado, serão prorrogados por 30 dias.

HOSPITAL SÃO JOAQUIM

Na Unidade de Emergência do hospital, o atendimento segue normal.  As cirurgias eletivas foram canceladas ficando o centro cirúrgico disponível apenas para emergências. Os consultórios médicos seguirão atendendo, mas seguindo protocolos da Unimed Franca que, entre outros, determina o atendimento com horário marcado para evitar aglomerações.

CIRCO TIHANY

A Diretoria do Circo Tihany Spectacular informou que foram suspensas todas as apresentações, por tempo indeterminado. O Circo permanecerá montado na cidade de Franca para reabertura e apresentações finais no município quando a situação da transmissão do vírus estiver normalizada.

SUPERMERCADOS

Os supermercados estão funcionando normalmente. O movimento nos estabelecimentos comerciais cresceu 34,4% nas últimas horas, segundo levantamento feito pela Associação Paulista de Supermercados – APAS.

CORREIOS

Os Correios estão funcionando com contingente reduzido, mas seguem atendendo a população em todo o país. Os serviços, inclusive SEDEX e PAC, continuam sendo postados e entregues regularmente.

IGREJA CATÓLICA

Segundo o bispo da Diocese de Franca, Dom Paulo Roberto Beloto, as missas realizadas durante a semana, vias-sacras, encontros de grupos de oração, retiros e quaisquer outras atividades religiosas também estão suspensas. A missa de domingo está mantida. A Comunidade Cenáculo  também suspendeu as atividades por tempo indeterminado.

CLUBE CASTELINHO

O Clube Castelinho suspenderá suas atividades do dia 20 março ao dia 3 de abril.

CONSELHOS MUNICIPAIS

Os Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência, da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e também da Pessoa Idosa cancelaram todas as reuniões e atividades.

PREFEITURA DE FRANCA

A Secretaria de Planejamento Urbano, o setor de Fiscalização de Obras e a Secretaria de Administração e Recursos Humanos suspenderam os atendimentos presenciais. Informações poderão ser obtidas pelo telefone 37119000.

SANTA CASA

A Santa Casa de Franca suspendeu todas as cirurgias eletivas, visitas religiosas, técnicas, de palhaço, de voluntários e as atividades do Centro de Voluntários.

EVENTOS CANCELADOS EM FRANCA

O Fórum da Mulher, Festival Águas de Março, Semana do Autismo, Rodada de Negócios Internacionais, Comadef e Jogos da Melhor idade foram cancelados.

HEMOCENTRO

O Hemocentro de Franca está funcionando normalmente, mas para enviar aglomerações a diretoria do núcleo pede que a população faça o agendamento do atendimento através do 0800 979 6049.

BASQUETE E FUTEBOL

A Associação Atlética Francana interrompeu as atividades que estavam sendo realizadas visando o Campeonato Paulista da 2º Divisão. O time do Franca Basquete também está parado devido ao cancelamento dos jogos do NBB (Novo Basquete Brasil).

FÓRUM

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo suspendeu todos os prazos processuais e o atendimento ao público. No Fórum de Franca apenas os casos emergenciais estão sendo realizados.

EMPRESA SÃO JOSÉ

Os ônibus da empresa São José responsável pelo transporte coletivo de Franca estão circulando normalmente. Segundo a empresa, a higienização nos veículos foi ampliada devido ao coronavírus.

CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS

O Conselho Federal de Odontologia pediu a suspensão de todas as consultadas que estavam agendadas principalmente na rede pública.

UBS, UPAS, AME, PRONTO-SOCORROS

As UBSs  (Unidades Básicas de Saúde), UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e os prontos-socorros adulto e infantil estão funcionando normalmente.

COLETA DE LIXO

A coleta de lixo não foi interrompida.

BALANÇO 

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Franca na noite de hoje, 13 casos suspeitos de coronavírus estão sendo investigados na cidade, 4 já foram descartados e 18 excluídos.

Reportagem: Cássio Freires

Acompanhe mais informações durante a programação da Rádio Hertz 970 AM.

Compartilhar:

3 COMMENTS

  1. Ótimo graças a deus tudo voltando ao normal
    Gostaria de saber sobre eventos (bailes) , porque esse é meu trabalho. É o que né sustenta
    Obrigada

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.