Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Educação amplia Reforço Escolar para alunos da rede municipal

Compartilhar:

A Secretaria de Educação de Franca  anunciou a ampliação do Programa de Reforço Escolar, nas escolas da Rede Municipal, com a implantação do Projeto “Um dia diferente na escola”.

O objetivo da iniciativa é garantir até dezembro, aos estudantes de todas as escolas municipais, a recuperação contínua das aprendizagens. Durante um dia da semana, os alunos estão sendo reagrupados em novas turmas, de acordo com o seu nível de desempenho, para que os professores possam trabalhar as habilidades, que cada grupo precisa desenvolver nas disciplinas de Português, desde a alfabetização, habilidades de leitura, escrita e produção de texto, além de Matemática.

Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que com a retomada das aulas presenciais no município, em agosto, a Prefeitura passou a oferecer atividades de apoio aos estudantes, visando enfrentar as defasagens de aprendizagem provocadas pelo período em que as escolas ficaram fechadas, devido à pandemia.

Segundo ela, os professores utilizaram os resultados de atividades avaliativas e de avaliações já realizadas pelos alunos, para comporem os grupos de reforço, que estão em atividade desde o dia 9 de agosto. Os diagnósticos e atividades avaliativas aplicadas, após todas as etapas do retorno presencial, oferecem dados para a organização das turmas no dia diferente. O reforço no contraturno escolar está sendo oferecido em 34 escolas e, inicialmente, a expectativa era atender cerca 1.500 alunos. Desta quantidade, aproximadamente, 1.200 crianças estão frequentando regularmente as aulas de reforço.

A secretária de Educação ressaltou que este trabalho visa garantir, não apenas neste dia diferente, mas em todas as aulas, a utilização de novas metodologias, levando em consideração os processos educativos dos estudantes, atividades de apoio pedagógico, metodologias reflexivas e de resolução de problemas e o planejamento, considerando os conhecimentos dos alunos.

Para o desenvolvimento desta ação, os professores e coordenadores pedagógicos participaram de um curso de formação, com a finalidade de subsidiar o planejamento das atividades de reforço do contraturno e do projeto “Um dia diferente na escola”, além de monitorarem a frequência dos estudantes a cada 15 dias pela equipe da Secretaria Municipal de Educação   e atender todos os dias, os estudantes com vulnerabilidades, garantindo o atendimento pedagógico necessário. Além disso, as unidades receberam materiais do Programa Ler e Escrever, EMAI, Aprender Sempre e Currículo em Ação.

Ainda de acordo com Márcia Gatti, para esta semana que inicia está prevista a segunda ação de busca ativa, visando o retorno de alunos para a escola, além da orientação e conscientização dos pais sobre a importância dos estudantes frequentarem as aulas de reforço, devido a defasagem na aprendizagem, agravada pela pandemia.

Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.