Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Em Franca, adolescente espera há meses para retirar pedra nos rins e mãe desabafa

Compartilhar:

Em Franca, a adolescente Bianca Magalhães Pandolfi, de 16 anos vive dias de sofrimento e dor à espera de uma cirurgia para a retirada de uma pedra nos rins. Há meses ela busca a solução pelos meios legais e órgão do setor de Saúde do município, mas cansada de esperar por respostas e sem conseguir resolver o problema, a família da garota decidiu procurar o jornalismo do Portal Hertz Notícias e reclamar da situação.

A mãe de Bianca contou ao repórter Leandro América, que já não sabe mais o que fazer. “A pedra é grande e não consegue ser quebrada a pedra, o médico falou que vai ter que ser feito uma cirurgia, porque está no canal da urina… Eu já apelei para Prefeito, já fui em ouvidoria, já fui em assistente social, na Defensoria Pública e eu não sei mais o que fazer, porque não tenho condições de pagar a cirurgia da minha filha”, desabafou a Giovana Magalhães Pandolfi.

Bianca está com um cateter e até tarefas simples em casa e atividades do dia a dia estão ficando comprometidas para a jovem. “Hoje ela se encontra em uma situação que já começou a doer do outro lado, se ela varre uma casa, se faz um esforço… Se ela vai na escola, o que é que acontece? Eles me ligam para ir buscar ela, porque está sangrando, a menina tem sangramento, então a situação que a gente se encontra hoje é difícil e você corre por todos os lugares e você não tem uma resposta”, explicou a mãe; ouça a abaixo a entrevista.

Um ofício assinado pelo vereador Antonio Donizete Mercúrio, mas conhecido como Donizete da Farmácia foi encaminhado ao prefeito Alexandre Ferreira, solicitando providências para agilizar o atendimento da paciente buscou por diversas vezes o atendimento por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), através da Secretaria Municipal de Saúde, mas sem sucesso.

Em dezembro do ano passado, a família recebeu uma resposta da ouvidoria do SUS, que no comunicado informou que “o procedimento de Ureterolitotomia trata-se de procedimento eletivo e até a presente data aguarda agendamento” e destacou que “o procedimento de regulação das vagas dos procedimentos eletivos é de atribuição da Secretaria do Estado, através do Departamento Regional de Saúde – DRS VIII”.

Por fim a carta resposta ressalta que “as vagas ofertadas ao município de Franca não atendem a demanda existente, de tal forma que a relação entre vagas oferecidas e o número de solicitações resultam numa demanda reprimida”; veja abaixo a íntegra da resposta.

A reportagem procurou a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para falar sobre o caso, mas até o momento não obteve retorno.

Reportagem:Leandro América

Compartilhar:

4 COMMENTS

  1. Em Franca a saúde uma vergonha, cadê os vereadores estão de férias ainda, e o prefeito heim, pra gastar um milhão de luizinha de Natal tem dinheiro né eita eleitores que não sabem votar até hj so Jesus Cristo na causa infelizmente

  2. Tá um caos já vai fazer 4 meses que tive neném e tomo remédio pra pressão e ainda não consegui passar pelo clínico pra fazer a troca do medicamento pois estou tomando metildopa para gestantes e minha pressão está alta

  3. Vergonha mesmo meu marido tem uma pedra de 10 mm no rim direito e uma de 60 mm no esquerdo que já comprometeu o seu funcionamento e já faz quase um ano que estamos esperando uma cirurgia pra retirada dessas pedras

  4. Isso é uma vergonha pra franca que desespero dessa família que sofrimento dessa menina pelo amor de Deus prefeito faz alguma coisa que preste.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.