Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Expoagro termina no final de semana com vários atrativos

Compartilhar:

A 51ª Expoagro (Exposição Agropecuária de Franca) caminha para o seu final, a partir desta quinta-feira, com bons atrativos na parte técnica, envolvendo os julgamentos de novos animais e uma presença de público cada vez maior no Parque de Exposições, acompanhando os eventos durante o dia.

A Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Desenvolvimento, não só comemora esse sucesso de público, como destaca as boas opções de entretenimento gratuitas, que estão sendo proporcionadas à população, com destaques para a Exposição de Cães e as provas equestres previstas tanto no sábado, como no domingo.

Na quinta-feira, foram iniciados os julgamentos dos animais das raças Mangalarga Paulista, em torno de 78 exemplares, Gado Nelore, 100 cabeças e Gir, 80, todos de alta linha genética e oriundos de criadores das mais diversas regiões do país, como dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, entre outros.

Vaca de Capinópolis é campeã do Torneio Leiteiro

Com a participação de animais da raça Gir, o ‘Torneiro Leiteiro’ teve o seu encerramento na tarde desta quarta-feira, com a última ordenha, seguido das premiações. A grande campeã na categoria adulta foi a vaca Lumi Fiv, de uma propriedade rural da região de Capinópolis-MG. Ela produziu 50,5 quilos de leite, seguida por outro animal com 47,2 quilos.

Duas outras categorias marcaram presença na Exposição Regional do Gir Leiteiro (ranqueada pela Associação Brasileira do Gir Leiteiro): fêmea jovem até 36 meses, onde a primeira colocada foi Nadid Fiv, produzindo 31,3 quilos de leite e na categoria entre 36 e 48 meses, a fêmea jovem Nevasca, garantiu a primeira colocação com 39,7 litros.

Palestras

Na programação das palestras técnicas, para esta sexta-feira, a partir das 8h30, no Auditório do Parque Fernando Costa, o convidado para falar sobre ‘Inovações Tecnológicas Utilizadas na produção Cafeeira’, será o professor Gilson Silvério da Silva, da Unifran. A entrada é gratuita, destinada a estudantes e universitários da cidade, produtores, técnicos, dentre outros, sem a necessidade de inscrições antecipadas.

Programação

Para o sábado, 28, a partir das 9h, está prevista a prova equestre de Team Penning (considerado o esporte da família, cujo nome em inglês significa equipe de apartação). O esporte surgiu nos Estados Unidos e transformou uma atividade de rotina nas fazendas em uma modalidade esportiva, que ganhou o mundo. Rapidez e agilidade são os diferenciais exigidos dos participantes na separação dos animais. Diversas outras opções de entretenimento serão oferecidas ao público durante o restante do dia até às 17h.

No domingo, fechando a 51ª Expoagro, a partir das 9h, acontece a Exposição de Cães (cujas inscrições para participar foram recebidas previamente no instagram @expocaes) até este dia 25, com entrada gratuita. Estão previstas premiações, com desfiles de animais de pequeno, médio e grande portes. No mesmo dia está programada a prova do “Ranch Sorting”, um outro esporte equestre de estilo western, originário dos EUA e que consiste em separar o gado em currais, onde o desafio dos dois cavaleiros escalados é cumprir a tarefa no menor tempo possível.

É um esporte, que ficou conhecido como um evento da família, pois pode ser praticado por pessoas de todas faixas etárias de idade.

Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.