Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Franca alcança mais de 10,5 mil empregos gerados neste ano 

Compartilhar:

O prefeito Alexandre Ferreira anunciou na tarde desta segunda-feira, 8, durante entrevista coletiva no Gabinete, que Franca alcançou na última semana, a quantidade de 10.515 mil postos de trabalho positivos neste ano. Os números são oficiais divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O evento contou com a presença da secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado, Tarciso Botto, presidente da Acif, Vinícius Nóbrega, gerente regional do Sebrae e vereadores.  

Durante seu pronunciamento, Ferreira comemorou os dados alcançados nestes primeiros dez meses do ano e ressaltou os programas e ações desenvolvidas pela Prefeitura para que os resultados fossem atingidos, possibilitando o fortalecimento da economia da cidade. 

Neste período, principalmente, no primeiro semestre, foram criados vários programas para oferecer o suporte e auxílio aos francanos, desde a qualificação profissional até o encaminhamento para o trabalho. O prefeito destacou a reativação do Programa “Caminho para o Emprego”, que já capacitou mais de 1,5 mil pessoas, em vários cursos gratuitos, nas áreas de gastronomia, beleza, construção civil e administrativa. Já o “Emprega Franca”, instituído para a captação e divulgação de vagas de trabalho, ampliou as oportunidades à população e apoio às empresas. As vagas abertas pelas empresas ficam disponíveis no Portal Emprega Franca, no site da Prefeitura. Já foram ofertadas 1.718 vagas, desde a criação do programa.  

O Workshop da Empregabilidade, realizado em parceria com a ACIF, SEBRAE e empresas recrutadoras de vagas de trabalho, ofereceu aos francanos, orientações e informações importantes desde a elaboração de um currículo, inteligência emocional e técnicas de preparação para o mercado de trabalho on-line, por meio de palestras e atividades virtuais. 

De acordo com Ferreira, enquanto as unidades do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que funcionam mediante parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e Prefeituras,  Franca implantou um cadastro virtual, facilitando a intermediação de mão-de-obra, garantindo assim a continuidade dos serviços para a população. Neste ano, o PAT passou a funcionar no Parque Fernando Costa, sede da Secretaria de Desenvolvimento. 

Outro programa lançado e que já apresenta resultados importantes é o “Exporta Franca”, com ações de incentivo e apoio as empresas da cidade para as exportações. 

Segundo o prefeito Alexandre Ferreira, a cidade conta com 300 novos MEIs (Microempreendedor Individual), em média por mês. Atualmente, 28.967 MEIs estão ativos na cidade. Sem contar, a oferta de R$ 5,9 milhões em linhas especiais pelo Banco do Povo e a reestruturação da Sala do Empreendedor, que funciona na parte térrea do prédio da Prefeitura. Para esta semana, será realizada a terceira fase do Programa Exporta Franca, que contempla a Rodada de Negócios Internacionais (FBR-Franca Business Round), nos dias 10 e 11, com a presença de mais de 20 importadores do Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai, que estarão na cidade para a realização de negócios, com 30 fábricas locais de calçados. O evento conta com a parceria da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), InvestSP e Sebrae-SP. As duas etapas iniciais do Exporta Franca serviram para a sensibilização e capacitação dos empresários para o fomento a exportação. 

Para os vendedores informais foi criado, recentemente, o Projeto “Venda Legal”, que está em andamento para a formalização do mercado popular urbano, com a oferta de oportunidades para o crescimento desse trabalho.  

Por fim, o chefe do Executivo falou sobre a expectativa da geração de até 3 mil empregos, neste final de ano, com a Campanha “Natal da Esperança”, que será desenvolvida, em parceria com a ACIF, contemplando a decoração natalina em todas as regiões da cidade, com a previsão de atingir cerca de R$ 40 milhões para a economia.  

Além das áreas da indústria e comércio, o setor de prestação de serviços também está sendo impulsionado, por meio da construção civil, com a aprovação de 7.945 projetos até setembro, entre residenciais e comerciais, pedidos de Habite-se ou carta de ocupação. 

Alexandre Ferreira também comentou sobre a criação de programas na área de assistência social para o auxílio de milhares de famílias francanas, como o Renda Franca, Minha Chance Jovem e o Primeira Chance, destinados para jovens aprendizes, que estão atuando na Prefeitura. “Essas mais de 10,5 mil vagas de empregos geradas são frutos do nosso trabalho frente a Prefeitura e as parcerias que firmamos com entidades e empresas, que estão nos ajudando neste processo de retomada das atividades, buscando o fortalecimento da nossa economia, após os momentos críticos da pandemia”, disse o prefeito.  

Prefeito Alexandre Ferreira, durante coletiva sobre programas de emprego e renda (Foto: Divulgação)
Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.