Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Frente Parlamentar debate a criação de Escola Bilíngue para atendimento de surdos e deficientes auditivos

Compartilhar:
Frente Parlamentar durante encontro sobre possível criação de escola bilíngue em Franca (Foto: Divulgação)

A Frente Parlamentar de Apoio aos Surdos e Deficientes Auditivos que é presidida pelo vereador Gilson Pelizaro (PT) acompanhado dos vereadores Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) e Lurdinha Granzotte (PSL) receberam na manhã desta quinta-feira (16) a presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes (APADA), Genecy Maria Dias e a secretária da entidade, Isabel Alves de Souza.

O encontro aconteceu no Plenarinho, os parlamentares receberam as demandas apresentadas pelas representantes da entidade. Entre os temas debatidos, a instalação de uma Escola Bilíngue para atendimento de pessoas com deficiência auditiva, surdos e familiares.

A ideia é trazer a discussão com os setores envolvidos, entre eles, a Secretaria Municipal de Educação, e oferecer atendimento não somente para pessoas de Franca, mas também de outras cidades da região.

O vereador Gilson Pelizaro (PT) comentou ‘o que a gente quer é uma educação inclusiva e não a educação de segregação, e se a gente puder aliar o ensino regular com a Escola Bilíngue seria o melhor caminho’

E acrescentou ‘existem algumas experiências em andamento, a cidade de Juazeiro do Norte, que fica no Estado do Ceará, já tem uma Escola Bilíngue que recebeu inclusive recursos do Governo Federal.’

A vereadora Lurdinha Granzotte (PSL) destacou ‘através dessas reuniões estamos colhendo informações para avaliar a instalação da Escola Bilíngue em Franca. A gente não tinha noção da demanda e das dificuldades que eles enfrentam e tenho certeza que vamos ajudar’

Isabel Alves de Souza, secretária da APADA, agradeceu o atendimento dos parlamentares e os esforços conjuntos na busca por melhorias no município. ‘É uma vitória o acolhimento da pessoa com deficiência auditiva, porque até hoje não há atendimento adequado e isso melhora a qualidade de vida dessas pessoas’ explicou.

Após a apresentação dos pedidos, foi definido um planejamento prévio para solicitação de documentos junto aos órgãos competentes e em breve será feito o agendamento de datas de eventos e novas reuniões com participação de vários segmentos e dos vereadores.

Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.