Funcionários da São José fazem paralisação devido aos salários atrasados
Os funcionários da empresa São José fizeram uma paralisação nesta sexta-feira, 30, das 8h45 a 9h15 devido ao atraso nos salários.
Segundo informações apuradas pela reportagem da Rádio Hertz, os pagamentos estavam sendo atrasados cerca de três dias. A situação piorou e a quinzena do mês de abril ainda não foi paga.
Veja a nota na íntegra da empresa São José
A concessionária São José ratifica o problema financeiro que tem a operação do sistema de transporte coletivo na cidade de Franca, quadro esse que se agravou desde o início da pandemia da Covid-19.
Ao longo dos meses, a transportadora tem protocolado junto à Prefeitura de Franca pedidos mensais de auxílio financeiro emergencial, além de subsídio que seja suficiente para cobrir o custo do passageiro transportado, assim como solicitação de recomposição do valor da tarifa, congelado há anos. Os pedidos ocorrem desde a gestão passada. O contrato de concessão prevê a revisão anual para recompor os custos e, dessa forma, manter a qualidade dos serviços, fazer os investimentos necessários e o pagamento dos compromissos com funcionários e fornecedores.
Durante esse tempo, para manter a operação na cidade, a concessionária teve, inclusive, a recorrer a empréstimos no mercado financeiro. Não poupou e não tem poupado esforços para manter os ônibus em circulação e, até agora, estava com o pagamento dos funcionários em dia.
Mas, como nenhuma medida foi tomada por parte do Poder Público para reequilibrar os custos, a São José passa por sérias dificuldades financeiras, as quais comprometeram o pagamento dos funcionários em dia.
Vale ressaltar que a atual demanda por transporte coletivo urbano em Franca é de apenas 30% do que era antes da pandemia e a receita advinda da venda de passagens, há anos, não é suficiente para cobrir os custos operacionais. No atual cenário, a operadora sequer consegue obter novas linhas de crédito e, até agora, os ônibus rodaram porque a empresa tem bancado com recursos próprios a operação.
Reportagem: Cássio Freires
Acompanhe mais informações durante a programação da Rádio Hertz 970 AM.