Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Governo de SP rebate Prefeitura e diz que Franca tem 14 mil doses sobrando

Compartilhar:

Horas após a Prefeitura de Franca anunciar que não abrirá para novas faixas etárias a vacinação contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde do Governo de São Paulo, emitiu nota informando que a cidade vai receber nesta quarta-feira (30), 4,7 mil doses da vacina no GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica), que se somam as outras 13,1 mil enviadas, desde a semana passada.

O comunicado veio logo depois que a Secretaria Municipal de Saúde alegar que a suspensão se daria por conta do risco de desabastecimento dos imunizantes. Como resposta, a pasta do governo paulista destacou que “o município está sendo abastecido e segue vacinando os grupos vigentes na campanha” e que “desde o início da vacinação, mais de 193,3 mil doses foram enviadas à cidade, e destas somente 179,2 mil foram aplicadas, evidenciando um ‘saldo’ de 14 mil doses”; confira abaixo a íntegra da nota da Secretaria Estadual de Saúde.

“A cidade de Franca vai retirar amanhã (30) mais 4,7 mil doses de vacinas contra COVID-19 no GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica), que se somam a outras 13,1 mil enviadas desde a semana passada. O município está sendo abastecido e segue vacinando os grupos vigentes na campanha.
Desde o início da vacinação, mais de 193,3 mil doses foram enviadas à cidade, e destas somente 179,2 mil foram aplicadas, evidenciando um “saldo” de 14 mil doses. Os dados foram informados pelo próprio município e estão disponíveis para consulta no Vacinômetro – https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/.
Toda a distribuição considera quantitativos de vacinas disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS), e a falta de agilidade do governo federal pode impactar este processo. A cada nova remessa recebida, o Estado programa as grades e distribui com base no público-alvo ainda a ser vacinado, com monitoramento da oferta e da demanda para prosseguimento da campanha. Leva em conta ainda as estatísticas populacionais estimadas pelo IBGE para 2020 e balanço de pessoas da faixa etária vigente imunizadas em grupos específicos.”

Na tarde de ontem, a Prefeitura disse em nota à imprensa, que “a Prefeitura de Franca notificou, no último dia 23, a Secretaria Estadual de Saúde, sobre a necessidade de ampliação do número de doses de imunizantes enviados à cidade para o cumprimento do calendário/ público-alvo estabelecido pelo próprio Governo do Estado”, e que “a quantidade de vacinas enviadas pelo Governo do Estado tem sido insuficiente para contemplar o público-alvo, a secretaria municipal de saúde apenas irá abrir vacinação para novas faixas etárias, quando suprida a necessidade do público-alvo compreendido e divulgado até esse momento”.

Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.