Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Iniciadas as comemorações do mês da Consciência Negra

Compartilhar:

O Comdecon (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Franca)  acertou os últimos detalhes das ações para o mês de novembro, em que é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. Nesta quinta-feira, 1, foi lançada a exposições e “Encontro Black” na Casa da Cultura e do Artista Franca.

O mês promete ser dos mais movimentados, repleto de atividades, com intenção de valorizar e fomentar a cultura e identidade negra na cidade. Segundo os responsáveis pelo Conselho, a ideia é “criar espaços para manifestações artísticas, culturais e políticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais pertencentes à nossa sociedade”.

 O movimento deste ano leva como homenagem o nome de Eduvirgem da Silva, mais conhecida como Maria dos Reis, ou “Vózinha”. Mulher negra, nascida em 1916, Vózinha morou em colônias nas fazendas e trabalhou no convento de freiras de Franca. No auge de seus 102 anos de vida, é costureira de tapetes de retalhos. Lúcida e guerreira, está sempre engajada em movimentos da comunidade negra.

Dentro da programação, estão inseridas rodas de conversa, palestras, contação de histórias, oficinas, missa afro, dança, música, entre outros. No dia 20, o evento será a partir das 12 h no terminal de ônibus da Estação, com feira, sarau, desfile e apresentações.

Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.