Lucas Souza não é mais secretário de Saúde de Franca
O secretário de Saúde de Franca, Lucas Souza pediu demissão do cargo, na última sexta-feira (4) e o nome da enfermeira Waléria Mascarenhas é o mais cotado para assumir a pasta. A informação não foi confirmada oficialmente pela Prefeitura nem tão pouco pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB).
Desde que assumiu a secretaria, Lucas foi alvo de muitas críticas por conta do aumento no número de reclamações envolvendo a saúde pública. Super lotação nos prontos-socorros adulto e infantil, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além da falta de médicos e cirurgias eletivas atrasadas.
Recentemente, o jornalismo Hertz Notícias trouxe inúmeras situações de desorganização no pronto-socorro “Doutor Álvaro Azzuz”, principalmente, envolvendo os atendimentos de pessoas com síndromes gripal e respiratória, além dos casos suspeitos de Covid-19. Várias mudanças foram promovidas pela Secretaria de Saúde na tentativa de agilizar e melhorar os atendimentos, mas as reclamações continuam.
Nesta semana, um vídeo mostrando uma pessoa, profissional de saúde que estava atendendo com a máscara de proteção facial pendurada na orelha, dentro do PS Álvaro Azzuz. O caso ganhou repercussão e a Prefeitura chegou a informar por meio de nota que abriu processo administrativo para apurar a conduta do profissional.
Além das reclamações das pessoas, a situação da saúde pública vem sendo alvo de muitas críticas entre os vereadores na Câmara Municipal, que inclusive chegou a destinar R$ 1,3 milhão à Saúde, montante de sobras parlamentares.
A expectativa é para que a mudança seja oficializada, na próxima semana, já que Lucas segue neste fim de semana no cargo e depois, por ser servidor público, deve ficar na assessoria do prefeito na pasta.