Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Mais de mil animais foram castrados neste ano em Franca

Compartilhar:

Mais de mil animais foram castrados, entre cães e gatos neste ano, em Franca. Uma média de 25o castrações oferecidas gratuitamente por mês.

“Esse é um serviço que foi retomado há pouco mais de quatro meses”, informou o responsável pelo Canil de Franca, Eduardo Garcia, acrescentando que a procura pelo serviço é constante, com uma média de 10 a 15 pessoas se dirigindo ao local para preencher o cadastro inicial.

Antes do novo procedimento licitatório, esse serviço de castração aberto à população esteve suspenso nos últimos anos e foi retomado nos últimos meses. Através da realização de uma licitação, a Prefeitura contratou uma clínica especializada que oferece esses procedimentos (média de 250 a 300 por mês), mediante prévia solicitação que deve ser feita junto ao Canil Municipal.

A cirurgia é gratuita e, prioritariamente, voltada para os cães e gatos comunitários, ou seja, àqueles sem dono, que vivem nas ruas e também as demais pessoas com domicílio no município. Foram realizados até essa semana mais de 1.000 castrações. O investimento geral com previsão de 3,2 mil esterilizações é da ordem de R$ 260 mil.

A castração tem o propósito de ajudar no controle dessa população e diminuir a incidência de cães e gatos soltos pelas vias públicas, sujeitos a acidentes e, muitas vezes, mal cuidados, o que pode gerar punições aos responsáveis.

As castrações são realizadas pela Prefeitura de Franca, através do Canil Municipal, este ano vinculado a Secretaria de Meio Ambiente.

Programa de doação

O Canil Municipal informa que está com um Programa de Doações, onde oferece uma variedade de cães para quem se interessar. Na última quinta-feira, pelo menos, 13 animais estavam disponíveis, de variadas raças e tamanhos.

Rita Aparecida Batista, moradora no City Petrópolis, soube do programa e a pedido da neta, foi até o Canil para conhecer os animais disponíveis para doações. Encontrou a cadelinha ‘Baby’, de pouco mais de um ano e a levou, castrada, para alegria da neta que sonhava em ter um animalzinho.

Rita Aparecida e a cadelinha “Baby”

O canil está localizado na rua José Gianesela, 415, no City Petrópolis e funciona das 8 às 16h30. É sugerido que a pessoa interessada em conhecer os animais, faça o agendamento para a visita pelo telefone 3703-9389, se apresentado com cópia da documentação pessoal.

Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.