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A notícia à Serviço de Franca/SP

Moradores reclamam de atendimentos por telefone nas UBS e UPA

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Nos últimos dias, muitos moradores estão reclamando da falta de informações, sobre a vacinação contra a Covid-19, em Franca. Os postos estratégicos de imunização, que deveriam esclarecer os francanos, como as UBS (Unidade Básica de Saúde), tem registrado falhas nos atendimentos aos chamados telefônicos, ou seja, as pessoas não conseguem falar nas unidades que estão destinadas, quase que exclusivamente, para a vacinação.

Durante o programa ‘Cidade No Ar’, com o apresentador Laerte Bazon, na Hertz AM, foram inúmeros os depoimentos de ouvintes, relatando o problema que vem acontecendo há dias, em praticamente todas as UBSs e também nas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento).

Diante dos relatos, o jornalismo Hertz, buscou informações sobre os motivos que estariam causando o transtorno à população que deseja e anseia pelo atendimento à saúde. Em contato com a Prefeitura, o secretário de Saúde, Lucas Souza, disse que a alta procura tem congestionado as linhas telefônicas nesses locais.

“A alta demanda em busca de informações referentes as vacinas contra a Covid-19 e demais orientações sobre as ações da Secretaria Municipal de Saúde, no enfretamento à pandemia, tem sobrecarregado e congestionado os atendimentos telefônicos, principalmente das Unidades Básicas de Saúde e da Vigilância Epidemiológica”, explicou o secretário.

Lucas ainda informou que como parte da solução para os moradores, um projeto pretende implantar um aplicativo para o agendamento e cancelamento de atendimentos na rede pública de saúde, mas não falou para quando a tecnologia estará disponível à população.

“Ainda está em andamento, o projeto que permitirá alguns agendamentos e cancelamentos de atendimentos por aplicativo, o que vai diminuir o número de ligações e deslocamento até as unidades de saúde”, disse Lucas.

Ainda sobre o calvário enfrentado pelos moradores na questão das chamadas telefônicas, ele falou que a Secretaria de Saúde tem realizado um trabalho de conscientização, junto aos servidores para que o atendimento seja feito de forma ágil e de acordo com a necessidade da população, o que não tem sido refletido para quem mais precisa dos serviços de saúde.

Lucas ainda finalizou que a Secretaria está trabalhando junto à Prefeitura para que o maior número possível de serviços oferecidos à população, possam ser acessados pelos meios de comunicação da Prefeitura, através das redes sociais e pelo site oficial.

Ouça reportagem abaixo:

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