Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Oferta de ônibus é dobrada e sistema de biometria começa a funcionar

Compartilhar:

A partir desta segunda-feira, em decorrência do funcionamento do comércio em horário especial até às 22h, o sistema de transporte coletivo urbano também está dobrando a oferta de coletivos para atender essa demanda no período noturno. O sistema que funciona, em período normal com 6 linhas regionais (Sul I, Sul II, Norte I, Norte II, Leste e Oeste), passou a partir deste dia 6, a contar com mais 6 outras linhas, nesta mesma configuração de atendimento, a partir das 19h30.

O intervalo de saída do Terminal Central para as respectivas regiões, que era de 1h10, com mais coletivos circulando, está sendo reduzido para 30 a 40 minutos. Uma outra observação feita pela Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), que faz o gerenciamento do transporte urbano na cidade, é que está sendo mantida uma frota reserva com profissionais aptos para atender eventuais demandas surgidas, de maneira imediata.

Nos sábados, dias 11 e 18, serão disponibilizados 24 ônibus para as linhas bairro – centro, chamadas especiais, 6 ônibus a mais que os 18 habituais. À noite, 6 coletivos estarão circulando no período noturno. Em dias normais, apenas dois ônibus atendem as linhas pontuais à noite.

Nos dois domingos, dias 12 e 19, dos atuais 8 ônibus, a frota será aumentada para 19, circulando das 7h às 19h. Em períodos de normalidade são transportados aos domingos, uma média de 1,4 mil a 1,5 mil passageiros nesses dias.
Uma equipe de fiscais estará acompanhando o comportamento da movimentação e intervindo para as necessárias adequações. Em caso de dúvidas, as pessoas poderão acionar o serviço de informação ao usuário, pelo telefone 3720-5023.

Biometria facial

Também começou a vigorar a partir desta segunda-feira, o sistema de identificação dos passageiros com a Biometria Facial, para os usuários de benefícios, como gratuidade e descontos, que atendem aposentados, pessoas com deficiência, trabalhadores sindicalizados, servidores e outros. Um equipamento instalado no acesso dos coletivos faz a identificação do usuário assim que ele inserir o cartão e se não for o titular, o documento será bloqueado e o titular responsável será comunicado para prestar os esclarecimentos necessários, ficando sujeito a perda do benefício.

Em Franca, os dados mostram que, no último mês, houve um crescimento acentuado no volume de passageiros transportados diariamente, em torno de 32,6 mil durante a semana e aos sábados, cerca de de 9,5 mil a 10 mil usuários. Em dias normais, cerca de 13 mil são beneficiários de isenção ou desconto.

Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.