Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Ônibus da São José são monitorados por GPS em tempo real, em Franca

Compartilhar:

Tecnologia é importante ferramenta para melhorar atendimento aos usuários de ônibus de Franca

Informações do GPS são monitoradas em uma central operacional da empresa (Foto: Divulgação)

A São José, concessionária de ônibus urbanos de Franca, está utilizando uma importante tecnologia que auxilia na melhoria do atendimento aos usuários. É o sistema de GPS, instalado em toda a frota da operadora, e que serve para fazer um monitoramento em tempo real em todas as linhas do sistema.

Com esta tecnologia, é possível saber se um motorista modificou a rota em algum momento, se ele está cumprindo os horários da linha e até a velocidade que ele dirige o veículo. Paulo Bardal, assessor de comunicação da São José falou sobre a importância das tecnologias para a segurança e comodidade dos usuários, ouça abaixo:

As informações registradas no aparelho (velocidade, horários, parada nos pontos entre outras) são repassadas em tempo real para o Centro de Controle Operacional (CCO), uma central montada na garagem da concessionária, que permite o monitoramento on-line dos coletivos em telas de computadores, e a aplicação de ajustes nas linhas sempre que necessário. São também essas informações que alimentam o aplicativo Cittamobi, que informa o horário dos ônibus em tempo real para os usuários.

Com o GPS é possível identificar os pontos de gargalo, acidentes, roubos, locais onde existem problemas crônicos e grande demanda, além de trabalhar para evitar atrasos e otimizar o serviço nas diversas regiões da cidade. Esses rastreadores instalados nos ônibus funcionam por monitoramento via satélite. São aparelhos que se comunicam com uma rede de satélites que orbitam o planeta Terra. Os satélites emitem sinais para os receptores (os GPSs), que respondem com as coordenadas geográficas do veículo (latitude e longitude).

Essas tecnologias são muito úteis para a melhoria do atendimento ao usuário, além de também auxiliarem na gestão da empresa, que consegue implantar modificações necessárias e prevenir problemas no dia a dia.

Cittamobi

Entre as tecnologias utilizadas pela São José e que melhoram a vida das pessoas, também está o aplicativo Cittamobi, que recebe informações do sistema de GPS e já é usado por 3,2 mil usuários de Franca.

Um serviço que informa o horário dos ônibus em tempo real, é gratuito e está disponível para Android e iOS; e que foi aprovado por quem utiliza o transporte urbano de Franca, tendo registrado mais de 24 mil acessos só em julho.

O Cittamobi mostra os horários dos ônibus de forma precisa, por meio do monitoramento em tempo real. Com ele, os passageiros ainda podem consultar quais são os pontos mais próximos e as linhas que passam em cada um deles.

Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.