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Polícia Rodoviária divulga números da Operação Natal 2021

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O 3º Batalhão de Polícia Rodoviária intensificou as ações de implemento ao policiamento nas rodovias paulistas no período compreendido entre a meia-noite do dia 23 de dezembro (quinta-feira), até as 23h59min do dia 26 de dezembro de 2021 (domingo), em face da Operação “Natal 2021”.

Promovendo mais segurança a todos os usuários nos mais de 6.000 km da malha rodoviária do 3º BPRv. O 3º Batalhão de Polícia Rodoviária esteve presente com todo efetivo operacional, diuturna e estrategicamente, sendo direcionado às áreas de incidência criminal e de sinistralidade viária, de forma a aumentar a percepção de segurança de todos os usuários que necessitaram fazer deslocamentos entre Municípios/Estados.

Durante o período mencionado foram mobilizados todos os recursos humanos e materiais disponíveis, o que ensejou no empenho de mais de 500 homens e mulheres distribuídos de forma estratégica em mais de 80 viaturas e Bases Operacionais (BOp).

O reforço operacional contou com o apoio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Concessionárias de Rodovias, ARTESP e outros parceiros.

Com o foco principal na preservação da vida, durante esse período, foram elaboradas 6.184 autuações por inúmeras infrações de trânsito; sendo 5.435 por excesso de velocidade, 2.411 por não uso do cinto de segurança (e outros dispositivos de retenção), 325 por dirigir sob a influência de álcool (ou se recusaram a realizar o teste do etilômetro) e 244 por ultrapassagens em locais proibidos, além de outras, demonstrando que a imprudência dos motoristas ainda é elevada.

Ainda de acordo com o balanço divulgado pela Polícia Rodoviária, durante o período, 3.832 motoristas foram submetidos aos testes de alcoolemia (bafômetro). Somado a isso, cinco pessoas foram presas em flagrante por diversos delitos. Foram registrados durante o período 90 sinistros de trânsito (- 41%), sendo 66 com vítimas (-21%) e 24 sem vítima (-59%).

A maioria dos sinistros poderia ter sido evitada, considerando que as principais causas continuam relacionadas a imprudência, a negligência ou a imperícia dos condutores e/ou pedestres, bem como o desrespeito as sinalizações; dos 4 (quatro) óbitos, sendo 1 (um) decorrente de atropelamento de pedestre e 2 (dois) relacionados a motocicletas.

Por fim, insta mencionar que o referencial comparativo utilizado fora a último (Operação Natal 2020), registrando a redução de -59% no número de sinistros sem vítimas nas rodovias estaduais paulistas pela área do 3º BPRv.

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