Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Portaria do Ministério da Saúde desautoriza criação de novos leitos de UTI Covid e Santa Casa cobra atrasados

Compartilhar:

Na última segunda-feira, 28 de fevereiro, encerrou-se o prazo que os hospitais tinham para receberem os valores referentes à diária de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) COVID-19.

De acordo com nota da Santa Casa de Franca, “infelizmente, não há expectativa de prorrogação, considerando a vigência da portaria GM/MS 4226/2021, que autorizava o pagamento de leitos de UTI Adulto e Pediátrica COVID-19, em caráter excepcional e temporário. Assim, com o fim desse prazo, eles são automaticamente desautorizados, não permitindo que a instituição venha a criar novas vagas caso a pandemia venha a gerar novos picos de indivíduos infectados com evolução para quadros graves e que demandem internação”. 

Portaria do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial da União estabeleceu novas regras para abertura de leitos

Ainda de acordo com o comunicado, a diretoria do Grupo Santa Casa de Franca informou que está trabalhando para manter leitos ativos ainda existentes.

O presidente do Grupo Santa Casa de Franca, Tony Graciano cobrou repasses atrasados e explicou a situação.

“Mesmo com todos os nossos esforços, o cenário atual e de um futuro próximo não se mostram promissores, pois a instituição ainda não recebeu o repasse financeiro dos meses de janeiro e fevereiro deste ano de 2022, tornando complexa a tarefa de realizar a gestão das atuais despesas com os leitos existentes”.

Ele ainda reforçou que nesse sentido, estão sendo mantidos 10 leitos de UTI adulto COVID e um leito de UTI Infantil COVID para garantir o atendimento à população.

“Sabemos perfeitamente que em uma nova onda da pandemia eles serão insuficientes. Por isso, precisamos que o Gestor SUS volte seus olhos para a situação do público de Franca e região, efetuando os devidos repasses ora atrasados e entre com propostas para que possamos criar novas vagas para que a comunidade não fique desassistida”, concluiu o presidente Tony Graciano.

Boletim Covid divulgado pela Santa Casa

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado ontem (3), pela Prefeitura de Franca, a cidade tem 10 leitos de UTI/SUS, sendo cinco ocupados.

Os leitos de UTI Particular estão com 5 ocupados de 8 disponíveis – 62,5%.

O número de leitos de UTI Pediátrica está em 2 utilizados de 2 unidades disponíveis, com 100%.

O número de leitos de Enfermaria / SUS (Clínicos) está em 2 ocupados de 11 disponíveis – ocupação de 18,2%.

Já a quantidade de leitos de Enfermaria/ Particular está em 5 ocupados de 9 disponíveis – 55,6%.

Franca tem desde o início da pandemia 1.159 mortes e 68.613 casos positivos.

São mais 255 casos suspeitos, 108.613 negativos e 48.132 pacientes recuperados.

Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.