Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Prefeitura de Franca admite falhas na vacinação de idosos

Compartilhar:

Após várias reclamações de idosos e seus respectivos familiares, sobre o processo de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Franca emitiu uma nota na noite de terça-feira, 2, admitindo falhas.

Veja a nota na íntegra

A Secretaria Municipal de Saúde informa que recebeu, do Governo do Estado, 7.919 doses de vacina contra à Covid-19, destinadas para a primeira dose da vacinação para o público-alvo estabelecido pelo Estado, desde o começo do Programa de Imunização. Esta quantidade de doses encaminhada pelo Estado é insuficiente para atender o público-alvo, que começou na faixa etária de 90 anos ou mais, depois de 85 anos ou mais, 80 ou mais e, por último, 77 anos ou mais, que é composto por 13.078 pessoas em Franca.

Comunica ainda que, a mesma situação foi registrada para a vacinação dos profissionais de saúde, cujo público estimado é de 10 mil pessoas e foram encaminhadas, pelo Estado, para o município, 8.146 doses. 

Com relação ao atendimento prestado nesta terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde reconhece o registro de falhas estruturais e, informa que, serão adotadas todas as medidas para correções no atendimento.

A Prefeitura solicitou mais doses para a cobertura vacinal do público-alvo.

A Prefeitura também decidiu que, assim que o município receber uma nova grade de doses, a prioridade é disponibilizar as vacinas ao público-alvo de 77 anos ou mais, que, pelo calendário estipulado, não recebeu a primeira dose do imunizante. Somente após cumprir a meta, a imunização será estendida para novos públicos-alvo.

Reclamações 

A vacinação contra a Covid-19 deixou parte da população revoltada. Nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Jardim Ângela Rosa, Parque do Horto e Estação, as doses da Coronavac acabaram antes do horário de encerramento divulgado pela Prefeitura de Franca. “Fui ao Poliesportivo no sábado e tinha acabado e hoje a aqui no Ângela Rosa não tem também. No meu caso é mais complicado porque eu tenho dificuldades para andar e tive que vir dirigindo”, disse Maria Clélia, de 84 anos, em entrevista ao vivo à Rádio Hertz.

UBS do Jardim Ângela Rosa/Foto: Portal Hertz Notícias 

Várias pessoas também relataram à reportagem da Rádio Hertz, durante o programa Cidade No Ar apresentado pelo comunicador Laerte Bazon, que ficaram muito tempo na fila no drive-thru e só foram informadas que as doses acabaram após quatro horas de espera. “Fiquei desde às 8h na fila no poliesportivo. Só depois que o fiscal informou que a vacina tinha acabado. Não sei por que eles não contaram o número de doses e veículos para as pessoas não ficarem esperado. Minha mãe é debilitada e eu tenho que trabalhar. É uma falta de consideração com as pessoas por falta de inteligência”, disse Fátima Pradela.

Fila de veículos para entrar no Franca Shopping/Foto: Portal Hertz Notícias

As mais de 5 mil doses disponibilizadas na terça-feira para idosos de 77 anos ou mais foram esgotadas. 

Fila em frente ao Ginásio Pedrocão/Foto: Portal Hertz Notícias

Segunda dose

A Secretaria Municipal de Saúde informou que está mantido a partir desta quarta-feira, 3, o atendimento, exclusivo, para a aplicação da segunda dose da vacina contra à Covid 19 para os idosos com 90 anos ou mais e para os profissionais de saúde da linha de frente de atendimento.

Os idosos estarão sendo atendidos em 4 Unidades Básicas de Saúde, sendo Leporace, Brasilândia, Estação e Ângela Rosa, das 9h às 13h, além do posto drive-thru do Franca Shopping, das 9h às 18h.

Já os profissionais de saúde da linha de frente poderão procurar as UBS do Parque do Horto, Luíza, Aeroporto I e Paulista, das 9h às 13h e no posto drive-thru, no Poliesportivo, das 9h às 18h para a segunda dose.

A principal recomendação a essas pessoas é para que apresentem um documento pessoal com foto, CPF e o cartão de vacinação, contendo o registro da primeira dose. 

Reportagem: Cássio Freires

Acompanhe mais informações durante a programação da Rádio Hertz 970 AM.

Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.