Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Prefeitura de Franca faz busca ativa de mulheres para implante contraceptivo

Compartilhar:

Uma parceria entre a Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Saúde e o Governo do Estado de São Paulo será possível o atendimento de mulheres à implantação de métodos contraceptivos. Com o investimento de R$ 50 mil, a Secretaria Municipal de Saúde efetuou a aquisição de implante hormonal subdérmico para anticoncepção hormonal, que irá beneficiar 135 mulheres, em idade fértil, inicialmente, que estejam em situação de vulnerabilidade social (condições econômicas, falta de acesso aos métodos anticoncepcionais), comportamentais (uso irregular de outros métodos, multiparas, adolescentes), doenças intercorrente (autoimunes, hipertensão, diabetes).

Segundo a Prefeitura, atualmente, estão cadastradas na Secretaria de Ação Social, 134 mulheres, sendo que algumas pessoas já receberam o implante. Está sendo realizada uma busca ativa dessas mulheres, tendo em vista que o público alvo inicial são as mulheres em situação de vulnerabilidade social (especialmente em situação de rua). Posteriormente, poderão ser inseridas, mulheres que possuam cadastro nas unidades de saúde do município.

A Secretaria de Saúde informou que funcionários da Casa da Mulher e UBS Ângela Rosa receberam treinamento e farão a triagem para a indicação correta do método. As mulheres beneficiadas receberão o implante contraceptivo, após exame físico completo, indicação do método pelo  médico e assinatura do termo de consentimento informado.

O implante

O Implante Contraceptivo Subdérmico hormonal é um método anticoncepcional mais seguro e eficaz que a pílula, reversível e é de longa duração, pois age por 3 anos após implantado. Apresenta excelente eficácia contraceptiva, sendo um dos mais seguros, com maior eficácia até mesmo do que a ligadura das tubas uterinas ou a vasectomia no homem. É fácil de inserir e de remover.

A colocação do implante é feita a nível ambulatorial ou em consultório médico. Com anestesia local, o procedimento dura poucos minutos, com leve desconforto e consiste na inserção do implante por dentro e abaixo da pele na face anterior-lateral interna do antebraço não dominante, geralmente, o esquerdo.

Recomenda-se que ele seja inserido durante o período menstrual.

Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.