Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Quase 40 mil mulheres estão desempregadas em Franca

Compartilhar:

Fixada pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Internacional da Mulher, 8 de março é uma data que reconhece a luta por igualdade entre homens e mulheres em campos como o mercado de trabalho, direitos civis e humanos, bem como contra a violência. A fim de contribuir para estas reflexões, o IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) levantou dados sobre a participação feminina no mercado de trabalho, na política, em relação à maternidade, abertura de empresas, pirâmide etária e bairros com maior concentração de mulheres, em Franca. No total, a cidade conta com 174.887 pessoas do gênero feminino.

De acordo com o último levantamento da Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério da Economia (Dez/2018), 39.794 mulheres estão empregadas no mercado formal de trabalho da cidade de Franca. O número é 87% maior do que o verificado no início da série histórica (Dez/2002). A maior participação está nos setores de Serviços (15.506), Comércio (10.837) e Indústria de Transformação (9.447). As faixas etárias que concentram o maior número de empregadas são: 30 a 39 anos (11.676), 40 a 49 anos (8.369) e 18 a 24 anos (7.038).

No campo do empreendedorismo, Franca conta com 16.369 mulheres proprietárias de empresas, presentes principalmente nos setores de Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios (1302), Cabeleireiros (1.290) e Outras Atividades de Tratamentos de Beleza (596). Do total de empresas com porte Micro, Médio ou Grande em Franca, 29,14% foram abertas por mulheres.

“O número de mulheres associadas à ACIF cresceu nos últimos 5 anos. O salto foi de 87%. Atualmente, a entidade conta com 1.144 associadas”, afirma o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto. “O Conselho da Mulher Empreendedora é um de nossos fortes mecanismos de incentivo ao empreendedorismo feminino. Ferramentas como missões empresariais pelo Brasil e no exterior, cursos de qualificação e o Fórum CME são algumas das iniciativas do Conselho. Válido lembrar que o CME-ACIF atuou como porta voz das pequenas empresárias dentro da ONU Mulheres, em Nova York, no ano de 2010”.

Válido ressaltar que, embora as mulheres representem 38,56% do total de filiados a partidos políticos em Franca, apenas uma mulher ocupa cargo eletivo na cidade.

Compartilhar:

1 COMMENTS

  1. Pesquisa furada. Minha esposa é considerada desempregada, mas ele confia família e trabalho autônomo. Não é desempregada e nao está procurando emprego. É uma opção nossa.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.