Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Saiba quais serão as mudanças do Enem a partir de 2024

Compartilhar:

O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, vai ser diferente a partir de 2024 e o Ministério da Educação já detalhou as mudanças.

As provas continuarão sendo feitas em dois dias, o que muda é a divisão do conteúdo.

No primeiro dia, todos os candidatos vão responder questões que avaliarão habilidades em  Matemática, Língua Portuguesa e Redação.

Já no segundo dia, as provar serão divididas em quatro blocos, com combinações diferentes de conteúdos.

O candidato vai escolher de acordo com o curso superior que pretende cursar.

O primeiro bloco terá provas de  Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; o segundo, de  Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; no terceiro bloco, as provas serão de Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e, o último e quarto bloco, questões de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

De acordo com o Ministério da Educação, essas mudanças foram necessárias para que o Enem possa acompanhar o novo modelo do ensino médio, que entrou em vigor este ano.

O que significa os alunos que s que entraram no primeiro ano do ensino médio em 2022 farão todo o ciclo, até o terceiro ano, com a nova sistemática, estando, portanto, aptos também para o novo Enem.

Há ainda outras duas novidades. A primeira é que pelo menos um quarto da pontuação da prova será para questões discursivas. Além da redação, os estudantes terão que escrever respostas por extenso ou resolver problemas matemáticos

A outra é que a nota final do Enem dos alunos que tiverem feito curso técnico profissionalizante durante o ensino médio vai aumentar se esse curso técnico tiver relação direta com o curso de nível superior escolhido.

Caberá à cada universidade definir o peso do curso profissionalizante no momento da matrícula.

Reportagem: Milena Abreu/Agência Rádio 2

Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.