Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Saúde oferece exames de Papanicolaou no ‘Março Lilás’

Compartilhar:

Em comemoração ao mês da mulher, cuja data é celebrada nesta terça-feira, 8, a Secretaria de Saúde aderiu a Campanha ‘Março Lilás’, voltada para a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, que é uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo.

Durante todo este mês, serão disponibilizadas 300 vagas para a realização de exames de Papanicolaou, tendo em vista que é um dos principais procedimentos para a prevenção, controle e detecção precoce de lesões precursoras e malignas em estágios iniciais, possibilitando a instituição de um tratamento mais efetivo.

As mulheres interessadas em realizar os exames, cuja idade recomendada pelo Ministério da Saúde é entre 25 a 64 anos, deverão fazer os agendamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), núcleos de ESF (Estratégia de Saúde da Família) e também na Casa da Mulher, onde serão realizados os procedimentos.

Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, orientou às mulheres para que aproveitem essa oportunidade e façam o exame como medida preventiva. O Papanicolaou deve ser feito a cada 3 anos. De acordo com os resultados apresentados, caso haja necessidade, as mulheres participantes receberão acompanhamento e orientação médica.

Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em 2.021, 270 mulheres morreram devido ao câncer de colo de útero, uma média de 23 mulheres por mês, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O câncer de colo de útero, com exceção do câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina.

Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.