Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Setor comercial contrata e diminui saldo negativo de empregos em Franca

Compartilhar:

O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) realizou um levantamento com base nos números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) relativo às contratações de 2020. De acordo com os registros, o setor de Comércio foi o que mais empregou abrindo 1.690 vagas durante o último ano que, apesar das contratações, se encerrou com saldo negativo de 2.762 vagas. Além do Comércio, também empregaram os setores de serviços (91 vagas) e agropecuária (19).  A indústria, por sua vez, fechou 4.472 vagas de trabalho.

“O comércio impediu que fosse ainda maior o prejuízo econômico ocasionado pela crise sanitária advinda da pandemia de Covid-19”, afirma o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto. “No primeiro semestre, com a suspensão das atividades econômicas, o próprio comércio chegou a desempregar 1.463 pessoas, cenário que mudou consideravelmente com a liberação do FGTS e pagamento do Auxílio Emergencial, este último pago entre os meses de abril e dezembro. O benefício injetou cerca de R$ 250 milhões na economia local, contribuindo para o bom desempenho do setor. Válido ressaltar que, no Comércio, os segmentos de supermercados, minimercados, mercearias e lojas de variedades foram os que mais empregaram”, disse o presidente.

Outros fatores que também influenciaram o bom desempenho do comércio no segundo semestre de 2020 foram a progressão da região de Franca para a fase amarela do Plano São Paulo, que flexibilizou as atividades econômicas na cidade, e o calendário comercial com o Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

Acompanhe mais informações durante a programação da Rádio Hertz 970 AM. 

Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.