Hertz Noticias

A notícia à Serviço de Franca/SP

Vereadores votam comissão para acompanhar gastos com iluminação natalina

Compartilhar:

A Câmara Municipal de Franca se reúne nesta segunda feira, 20, às 9 horas, para realização da 6ª sessão extraordinária de 2021. A convocação foi expedida pelo presidente do Legislativo, vereador Claudinei da Rocha (MBD) e os vereadores votam o Projeto de Resolução nº 29/2021, de autoria coletiva, que cria Comissão Especial para Assuntos Relevantes – CEAR, visando o acompanhamento e fiscalização da verba pública destinada para a iluminação de Natal.

Os parlamentares justificam que ‘no momento, o caminho legal encontrado para promover à devida apuração do aporte público municipal destinado para a iluminação de Natal para o ano de 2021, prevista na Lei municipal nº 9.086, de 28 de outubro de 2021, bem como sanar dúvidas que ainda pairam sobre possíveis irregularidades no processo de execução do Plano de Trabalho para a iluminação de Natal é a CEAR’.

O esclarecimento se refere ao arquivamento de três representações feitas em face do prefeito Alexandre Ferreira (MDB), rejeitadas em votações ocorridas durante a 4ª e 5 sessões extraordinárias.

A referida comissão, caso aprovada, deverá ser composta por, no mínimo, três membros, e funcionará no prazo de 90 (noventa) dias, podendo ser prorrogáveis por igual período.

Na pauta ainda terá dois projetos de autoria do prefeito Alexandre Ferreira (MDB) e um de autoria coletiva. Dentre eles está a segunda discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 38/2021, do Poder Executivo, que dispõe sobre a alteração da Lei Complementar Municipal 352, de 03 de fevereiro de 2021, que estabelece a estrutura organizacional, competências, funções, cargos e as atribuições da Secretaria Municipal de Educação, para disciplinar os critérios objetivos de seleção dos diretores de escola.

O texto foi aprovado em primeiro turno na última sessão extraordinária de segunda feira (16) por 10 votos favoráveis e 3 contrários. Votaram pela rejeição da matéria os vereadores Daniel Bassi (PSDB), Della Motta (PODE) e Gilson Pelizaro (PT). Claudinei da Rocha (MDB) só votaria em caso de empate e Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) não participou da sessão, por motivo de viagem oficial.

Os vereadores deliberam ainda sobre o Projeto de Lei Ordinária nº 177/2021, também de autoria do prefeito Alexandre Ferreira (MDB), que autoriza a abertura de créditos adicionais no orçamento fiscal do ano de 2022, no valor total de até R$ 4.002.583,60 (quatro milhões, dois mil quinhentos e oitenta e três reais e sessenta centavos).

O autor justifica que os recursos ‘permitirão à Secretaria Municipal de Educação implantar uma plataforma educacional online para a aprendizagem de língua portuguesa e matemática para utilização na rede básica do ensino, incluídos os serviços de formação e capacitação de professores e gestores, atendendo assim os requisitos da proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação’. O texto ainda esclarece que a nova plataforma educacional deverá beneficiar diretamente 21.000 estudantes e 1.300 profissionais da rede municipal de ensino.

O processo de implantação do sistema se dará após a realização de licitação pública.

Compartilhar:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado.